Conheça o Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética da Faculdade Ibptech
Atualmente, com a procura de uma digitalização dos processos operacionais corporativos de organizações e empresas de diversos setores da economia, há uma grande procura por profissionais da área de tecnologia da informação (TI). Eles são capazes de oferecer ferramentas e sistemas, possibilitando uma inclusão do negócio no mundo virtual.
As empresas passaram a dar uma maior importância ao setor, visto que ele é capaz de integrar toda a equipe de colaboradores da organização, através de uma rede de computadores, conectando toda a corporação. Além disso, os arquivos, planilhas, documentos importantes, lista de clientes, de fornecedores, todos passaram para o meio digital, tornando mais fácil o acesso de dados e informações.
Os profissionais de TI devem ser capazes de criar sistemas, redes e trabalhar com a comunicação empresarial, através de softwares, aplicativos e hardwares. Eles também devem treinar toda a equipe de colaboradores a utilizar estas ferramentas. A empresa que busca por uma inserção tecnológica, tem nestes profissionais, um apoio fundamental.
No entanto, ao digitalizar seus processos operacionais, colocando seus dados e informações em uma rede virtual, ou mesmo em uma nuvem, a empresa acaba por se expor a diversos tipos de problemas. Um deles é relacionado ao ataque cibernético, onde criminosos obtêm acesso à rede da organização, causando inúmeros problemas.
Defesa cibernética
Para que o negócio fique protegido de ataques de hackers e pessoas mal intencionadas, deve-se ter junto a equipe de TI, um profissional qualificado em defesa cibernética. Ele precisa ser capaz de proteger a empresa de diversas maneiras, além de evitar invasões no sistema corporativo, garantindo a segurança da organização.
São vários os ataques cibernéticos que uma empresa pode receber. Podemos destacar o Backdoor, onde um software obtém o acesso ao sistema infectado, os Worms, que se espalham rapidamente pelo sistema, o Trojan, que finge ser um arquivo legítimo, mas que rouba senhas e dados, o Phishing, que obtém acesso a rede através de e-mails, e muito mais.
Por essa razão, o profissional capacitado para garantir a defesa cibernética da empresa, é bastante valorizado, respeitado, pois ele garante que pessoas não
autorizadas acessem os arquivos e o sistema da corporação. Quem deseja atuar no setor, deve ter uma boa formação, se especializando na área.
Curso superior da Faculdade Ibptech
O Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética da Faculdade Ibptech oferece ao aluno, todas as ferramentas necessárias para se tornar um profissional qualificado para exercer a função. Ela oferece um ensino a distância, EAD, com uma duração de 2,5 anos, focado em tecnologia e ciências forenses.
O aluno da Faculdade Ibptech poderá se especializar na área de segurança cibernética, obtendo conhecimentos específicos acerca de projetos de redes, gestão de riscos, operação de redes, sistemas de proteção, contenção e investigação de ataques, prevenção e análise de invasão de redes, guerra eletrônica, e muito mais.
Durante sua formação, o aluno terá uma série de benefícios, como laboratórios remotos, bibliotecas virtuais, projetos integradores, entre outros. O Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética EAD da IBP Tech, possui um conceito 5 no Ministério da Educação (MEC).
A Faculdade Ibptech oferece a seus alunos um curso com a duração de 2.280 horas, divididas em 5 semestres letivos. Além disso, ela disponibiliza quatro certificações intermediárias, além de três modalidades de bolsa, tornando o acesso a alunos de baixa renda facilitado, através do seu Programa de Incentivo Educacional.
Mercado de atuação
Com seu diploma de curso superior, o aluno pode atuar como Tecnólogo em Defesa Cibernética, sendo capaz de gerir a rede da empresa, realizar um monitoramento de sua segurança, identificar a necessidade de uma atualização do sistema, entre outros. Além disso, ele protege os computadores, servidores, dispositivos móveis e as redes da instituição.
Após o curso da Faculdade Ibptech, o profissional poderá trabalhar em diversas áreas específicas, como segurança de redes, de dados e informações, da nuvem, aplicações, e de terminais. Ele pode oferecer seus serviços em empresas de pequeno, médio e grande porte, nos mais variados setores econômicos.
É uma profissão cada vez mais requisitada e valorizada no mercado. O tecnólogo em defesa cibernética é um profissional de suma importância para a organização, garantindo a segurança do ambiente empresarial. O seu salário médio em uma instituição de grande porte, gira em torno de milhares de reais.
A profissão está em alta no mercado, o mundo está vivendo na era da informação. Como as empresas estão cada vez mais investindo em sua digitalização, a proteção dos dados é fundamental. O risco da exposição de informações relativas ao empreendimento é real, sendo, portanto, necessário a defesa contra ataques cibernéticos.
Dados sobre a segurança corporativa
Um estudo recente sobre a segurança digital, realizado pela Fortinet, aponta que o Brasil é um grande alvo de ataques cibernéticos, com cerca de 15 milhões de ataques à empresas nacionais em três meses.
Segundo o Índice de Segurança Cibernética criado pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), o país encontra- se em 70º lugar. O Senado Federal divulgou uma pesquisa indicando que o Brasil é o segundo país no volume de perdas relacionadas a ataques cibernéticos.
Conclusão
O aluno formado no Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética pela Faculdade Ibptech garante um alto reconhecimento em sua área de atuação, atendendo aos requisitos internacionais para exercer a sua profissão. Ele será capaz de lidar com novas tecnologias e aplicações necessárias para garantir a segurança da organização.
O tecnólogo poderá realizar análises detalhadas acerca da estrutura organizacional, seus processos, sistemas, reduzindo os riscos cibernéticos relacionados a inserção da corporação no meio digital. Através de perícias judiciais, o profissional irá coordenar vistorias, diligências, fazer uma avaliação, laudos e pareceres técnicos.
A Faculdade Ibptech procura formar profissionais capazes de se destacarem no mercado através de fundamentos técnicos, com um envolvimento empresarial ético e humanista. Sua vocação se baseia em ciências forenses relacionadas às questões tecnológicas, produzindo conhecimento e se destacando por sua responsabilidade social.
Para obter maiores informações sobre o Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética, clique aqui.
Paulo E. F. de Almeida
Jornalista, Redator e Produtor
Conheça o Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética da Faculdade Ibptech
As opiniões emitidas pelos autores, comentaristas e jornalistas não refletem necessariamente a opinião da Faculdade Ibptech