A Faculdade dedica-se à pesquisa e ao ensino nas diversas áreas do conhecimento que integram as CIências Forenses.
A Faculdade está situada no eixo tecnológico da informação e da comunicação, cabendo-lhe se destacar na restação de serviços educacionais e na pesquisa em áreas como computação, tecnologia da informação, comunicação de dados e segurança.
Notoriamente, essas tecnologias precisam ser aplicadas nos mais diversos e diferentes setores, projetos e segmentos, proporcionando inovação, agilidade e facilidades, todavia nesse cenário não se pode deixar de ter em mente que as pessoas devem ser seus principais beneficiários. O paradigma de que elas são apenas códigos, processos e produtos finais não é mais aceito na sociedade que queremos.
Os recursos tecnológicos podem ser vistos como negócios tecnológicos, mas devem ser também negócios sociais que visam beneficiar as pessoas e a sociedade como um todo. Partindo deste conceito, exploram-se os negócios sociais nas áreas tecnológicas. Em um negócio social, que também não deixa de ser um projeto, o empreendedor focaliza soluções ou minimização de problemas coletivos, podendo gerar, claro, demanda e lucro, pois não deixa de ser um negócio. A diferença é que no negócio social a viabilidade econômica e as preocupações social e ambiental devem ter pesos equivalentes.
A pesquisa e a iniciação científica na Faculdade Ibptech são implantadas com o compromisso de produzir novos conhecimentos relacionados com a expertise da instituição, com foco nos serviços voltados à tecnologia e às ciências forenses.