A Importância da Segunda Formação em Defesa Cibernética EAD para Profissionais da Saúde
Introdução
Vivemos no mundo da informação, onde sabemos sobre um determinado tema em um simples click e temos acesso a todo tipo de conteúdo na internet. Por isso, trabalhamos num mercado onde os profissionais se destacam essencialmente pelo seu diferencial, ou seja, pela capacidade e especialização que possuem ao longo de sua formação e que os torna mais qualificados que os demais.
Portanto, preparar-se para o mercado de trabalho hoje é mais do que ter domínio sobre certo assunto ou uma única formação, pois ao passo em que as ciências e a saúde avançam, surgem novas atualizações para o uso de recursos e métodos que antes eram inimagináveis.
Como bem sabemos a ciência voltada para a saúde está em constante progresso, desvendando o corpo humano e descobrindo os mistérios para ajudar cada vez mais as pessoas. Por esse motivo, cabe ao profissional da saúde manter-se atualizado em relação às essas novidades, pois em sua profissão será exigida a capacidade de lidar com o novo e diferente.
Felizmente agora é possível alcançar a tão almejada especialização e manter-se apto para o mercado de trabalho. Apesar dos males enfrentados nos acontecimentos que vivenciamos nos últimos anos, a pandemia e a falta de acesso aos cursos presenciais, hoje podemos encontrar excelentes cursos à distância, os cursos EAD.
Essa modalidade veio da necessidade de ampliar os conteúdos e adaptar o ensino às mudanças no mundo e já alcançou milhões de profissionais que buscam acompanhar as novas tecnologias.
As vantagens dos cursos EAD estão na praticidade, no acesso facilitado aos conteúdos e na segurança daqueles que oferecem certificação reconhecida pelo MEC (Ministérios da Educação). Com isso, é possível concluir um curso de especialização sem sair de casa e reconhecido em todo território nacional.
Entre as novidades que surgem desse ambiente virtual construído pelas plataformas de cursos EAD, são oferecidos cursos que unem a visão geral da saúde com as novas formas de gerenciamento de pessoas e recursos humanos vinculados aos aparatos tecnológicos e gerenciamento e aplicações de Bancos de Dados. Com isso, a saúde une-se a mais um aliado em busca de sua excelência.
Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética
Diante do que já foi citado, apresentamos a opção perfeita para o profissional da saúde que busca atualizar seu currículo, se preparar para o mercado e estar em dia com as novas tecnologias de segurança. O curso superior de tecnologia em defesa cibernética consiste numa segunda formação na qual o profissional desenvolve ainda mais o seu nível de formação e adquire novas competências que serão fundamentais ao exercer sua profissão.
Provavelmente você já ouviu falar sobre defesa cibernética ou em segurança cibernética, mas não tem afinidade ou conhecimento sobre esse segmento. Os motivos para isso são as constantes mudanças na área de Tecnologia e Informação (TI) que busca constantemente o desenvolvimento de novos recursos, criando sub áreas e cargos que tem como finalidade acompanhar o mercado de trabalho.
Por esse motivo é normal que nem todas as pessoas tenham domínio ou facilidade para entender sobre esse assunto. Em contrapartida, a área de Defesa e segurança cibernética não é nenhum bicho de sete cabeças como muita gente pensa e oferece muitas vantagens a quem já tem uma formação e deseja ampliar seu conhecimento.
Apesar de parecer um assunto muito complexo, ao final deste post você vai saber o que significa Defesa e Segurança Cibernética, vai conhecer mais sobre essa graduação e conferir a realidade que os profissionais da saúde encontram no mercado de trabalho.
O que é Tecnologia em Defesa Cibernética?
Podemos entender que a Defesa Cibernética é o conjunto de práticas que tem como objetivo proteger servidores, computadores, sistemas eletrônicos, redes, dispositivos e dados contra os ataques de pessoas mal-intencionadas que atuam no mundo virtual. A segurança cibernética também pode ser compreendida como um conjunto de ações sobre pessoas, tecnologias e processos contra os ataques cibernéticos.
Em outras palavras, a Defesa Cibernética nada mais é do que a junção dessas práticas de segurança voltadas essencialmente para os mais diversos dispositivos e dados, protegendo usuários, sistemas e contas que podem estar expostas às ações de pessoas mal intencionadas no mundo virtual.
Entenda como funciona o curso em Defesa Cibernética
De acordo com que foi apresentado ate aqui, o Curso Superior em Tecnologia em Defesa Cibernética foi pensado levando em conta os profissionais que já tem alguma formação, sendo ela tanto na área de direito quanto na área da saúde. Por isso, essa segunda formação oferece uma grade curricular voltada necessariamente para a capacitação de profissionais que já irão atuar no mercado de trabalho.
Pensando no profissional que busca a entrada mais rápida no mercado, todas as disciplinas atividades e avaliações desse curso são organizadas num plano de aula que leva cerca de dois anos até dois anos e meio até a conclusão do curso, e diferentemente das demais graduações como licenciaturas e bacharéis, o curso de segunda formação em defesa cibernética tem menos duração, possibilitando ao aluno o seu certificado em menos tempo.
Entretanto, vale lembrar que existem critérios rigorosos de avaliação. Esses critérios garantem a supervisão e aprovação somente de profissionais verdadeiramente capacitados e aptos a ingressar no mercado e trabalhar da melhor maneira possível.
É fundamental, portanto, lembrar da importância de verificar quais assuntos específicos serão desenvolvidos ao longo do curso e compreender a importância de cada matéria, bem como a contribuição de cada disciplina na melhoria do seu currículo e desenvolvimento de suas habilidades conforme as exigências do mercado de trabalho.
Onde atuará o profissional de saúde formado nessa área?
A área de TI oferece ao profissional formado nessa área o acesso mais rápido ao trabalho que pode ser exercido tanto em empresas de tecnologia como em outras instituições. Além disso, outra vantagem de possuir formação nessa área é a possibilidade de trabalhar em diferentes setores, pois existem inúmeras oportunidades no mercado voltado para saúde, direito, segurança e tecnologia, segurança de equipamentos e dados.
Após a conclusão do curso superior em defesa cibernética o profissional poderá atuar em bancos de dados, estrutura e equipamentos de redes, laboratórios de humanidades e direitos humanos, bem como no gerenciamento de novas tecnologias e desenvolvendo de atualizações projetadas para solucionar erros ou falhas de segurança.
A importância da segurança da informação segundo os profissionais
Além das áreas da Saúde e Direito já mencionadas, as vantagens da segunda formação em segurança da informação se estendem até áreas diversas. Sobre isso, o historiador e especialista em Ciências Humanas e segurança pública, Wendio B. de Souza afirma que “o mercado de trabalho hoje é tão vasto quanto se possa imaginar, e por esse motivo não podemos ficar enraizados numa única formação, fazendo-se necessária a atualização constante do currículo e atribuição de novas habilidades”.
Com isso, destacamos a importância de sustentar um currículo vasto e que possibilite a atuação em diversas áreas, a fim de ingressar no mercado de trabalho o mais cedo possível.
Considerações finais
Concluímos ao final deste Post que a formação superior em Tecnologia em Defesa Cibernética é de grande importância e seu valor demonstra-se tanto para profissionais atuantes do direito quanto aos formados na área da saúde que tem como objetivo expandir seus domínios e habilidades assim como na busca pela inclusão no mercado de trabalho, pois as tecnologias do universo digital requerem do profissional de hoje a capacidade de ser flexível e diverso em sua formação.
Com tudo isso, torna-se necessário ao profissional da saúde a sua constante evolução e atenção aos novos mecanismos e oportunidades advindas desse mercado que cresce a cada dia. Os benefícios da formação em defesa cibernética são reais e garantem bons salários aos profissionais dessa área que costumam iniciar a carreira logo cedo.
Wendio Bezerra De Souza
Artigo: A importância da Segunda Formação em Defesa Cibernética EAD para Profissionais da Saúde.
In: Blog Graduação Faculdade Ibptech – Área Graduação – Defesa Cibernética
As opiniões emitidas pelos autores, comentaristas e jornalistas não refletem necessariamente a opinião da Faculdade Ibptech. Dados fornecidos pelos autores.